Plataforma automática e autónoma de lançamento de minas anti-carro das Forças Polacas
Orzysz, Polónia
Setembro de 2025
Plataforma Bluszcz (de operação remota, autónoma ou tripulada) de projecção de minas anti-carro MN-123 das Forças Armadas Polacas, com capacidade de projectar até 100 minas, no decurso do exercício NATO "Iron Defender 25" no campo de treino militar de Orzysz, Polónia, Setembro de 2025. Orzysz, situa-se a cerca de 100 km do estratégico Corredor de Suwałki, correspondente à estreita faixa de território com cerca de 60 km de extensão, que liga o Nordeste da Polónia ao Sudeste da Lituânia, confinado entre a Bielorrússia, a Leste, e o exclave russo de Kaliningrado, a Oeste.
Desenvolvido pelas polacas STEKOP e "Wojskowy Instytut Techniki Pancernej i Samochodowej" ("Instituto Militar de Tecnologia Automóvel e Blindada"), a Bluszcz assenta sobre uma plataforma multi-propósito TAero, que, por sua vez, assenta sobre uma plataforma 4x4 Toyota Land Cruiser HZJ70 com transmissão automática Allison, incorporando uma propulsão híbrida, com um motor diesel de 130 hp e um motor eléctrico de 50 kW. Conta com um sistema de projecção com 20 tubos (4x5) de lançamento, cada um recebendo um "container" com 5 minas anti-carro, num agregado de até 100 unidades, que consegue projectar, de forma autónoma ou dirigida, entre os 30 e os 90 metros.
A Polónia desenvolveu ainda o sistema tripulado Baobab-K, sobre um chassis Jelcz 8×8, concebido desde 2017 pelo consórcio polaco Huta Stalowa Wola (HSW), com uma capacidade agregada de até 600 minas da mesma tipologia (6 módulos de lançamento de 20 tubos), com um comprimento de 11 metros e uma massa total na ordem das 31 toneladas. Deverá entrar ao serviço em 2026.
As minas anti-carro MN-123, de fabrico polaco, com detonação por proximidade magnética, têm uma massa de 3,5 kg, um diâmetro de 180 mm e uma altura de 90mm. Estão desenhadas para detonarem eficientemente a partir do lado superior ou inferior - tendo em conta as alterações de posição final decorrendo da sua projecção automatizada. Podem ser programadas para auto-destruição ao final de 2, 3 ou 5 dias.
O exercício NATO "Iron Defender 25", com a participação de cerca de 34 000 militares e mais de 600 equipamentos pesados, decorreu de 2 a 16 de Setembro de 2025.
Comentários