B-2 lança bomba guiada anti-navio em exercício junto a ilha do Mar da Noruega
Andøya, Noruega
3 de Setembro de 2025
Bombardeiro estratégico Northrop Grumman B-2 Spirit ("Spirit of Indiana", 82-1069, MSN 1004) da Força Aérea dos Estados Unidos testa uma bomba guiada "Quick Sink" (literalmente "Afundamento Rápido"), tendo por objectivo um alvo naval, junto à Ilha de Andøya, no Norte da Noruega, Círculo Polar Árctico, a 3 de Setembro de 2025. O B-2 operou aqui com a escolta de quatro Lockheed Martin F-35 Lightning II da Força Aérea da Noruega bem com o apoio de comando e controlo de um Boeing P-8 Poseidon também da Força Aérea da Noruega. O impacto é observado a partir do periscópio de um dos submarinos da Marinha Norueguesa.
Desenvolvida pelo Laboratório de Investigação da Força Aérea ("Air Force Research Laboratory", AFRL) dos EUA, a plataforma "Quick Sink" consiste no uso de uma bomba guiada anti-navio assente na plataforma de uma GBU-31 "Joint Direct Attack Munition" (JDAM), de 907 kg. A GBU-31 "JDAM" é, por sua vez, o resultado da aplicação integrada de um "kit" com sistemas de orientação e controlo sobre uma bomba convencional MK 84 de 2000 libras (aprox. 907 kg), com um ogiva de 429 kg de alto explosivo (Tritonal), ao serviço há várias décadas.
A "Quick Sink" foi testada a partir de 2021 e com exercício documentado de afundamento de um navio descomissionado, ao largo da Flórida, em Abril de 2022, usando um McDonnell Douglas F-15E "Strike Eagle". Em Julho de 2024, no Teatro de Operações do Pacífico, 50 milhas náuticas ao largo da costa norte da ilha de Kauai, um B-2 procedeu a um exercício com a mesma contra um navio descomissionado da Marinha dos EUA, USS Tarawa (LHA 1).
A "Quick Sink", com um custo de aproximadamente 200 mil USD, constitui uma abordagem anti-navio de custo muito mais reduzido do que o uso de torpedos ou mísseis guiados, onde, por exemplo, um míssil "Harpoon" tem um custo na ordem de 1 milhão e 400 mil USD e um torpedo "Mark 48" um custo em redor dos 4 milhões de USD.
Fotos via Forças Armadas da Noruega
Comentários