Helicóptero "Chinook" das Forças Norte-Americanas em exercício bilateral no Panamá


Panamá 
10 de Setembro de 2025

Operação de transporte de material com recurso a um helicóptero CH-47F Chinook (17-08234, s/n M8234) do 1.º Batalhão do 228.º Regimento do Exército ("Winged Warriors"), 1-228th, dos Estados Unidos no decurso da Fase II do PANAMAX-Alpha no Panamá, a 10 de Setembro de 2025, entre La Esmeralda e Panama City.
O PANAMAX-Alpha é um exercício bilateral, liderada pelas forças do Panamá e com envolvimento das Forças dos Estados Unidos, que se realiza desde 2007, focado na segurança do Canal do Panamá. Compreende várias fases ao longo do ano, envolvendo desde acções de forças especiais a acções de contexto médico e humanitário. A Fase II do PANAMAX-Alpha 2025 decorreu de 26 de Agosto a 11 de Setembro de 2025 criando um cenário de resposta urgente a uma situação de crise, com necessidade de evacuação e tratamento de feridos em massa, preparação de hospitais de campanha e reposição de equipamentos críticos de energia e de construção.
Esta unidade das forças dos EUA, que agrega helicópteros UH-60L Black Hawks, CH-47F Chinooks e HH-60L (MEDEVAC) está afecta à "Joint Task Force-Bravo" que opera, desde 1990, a partir da Base Aérea de Soto Cano, nas Honduras, sendo a única força de meios aéreos destacada no contexto do Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM, "United States Southern Command"), que compreende a América Central, do Sul e as Caraíbas. Em interoperabilidade com forças locais, tem atribuídas missões de luta contra o tráfico de narcóticos, luta contra organizações criminosas internacionais, assistência e apoio humanitário, evacuação médica e busca e salvamento.
O CH-47F tem um comprimento de 30 metros incluindo rotores (15,5 metros de fuselagem), uma largura de 3,78 metros e uma altura de 5,77 metros. Tem um peso máximo à descolagem de 22,7 toneladas, sendo propulsionado por dois motores Honeywell / Lycoming T55-GA-714A que permitem aos dois rotores deste helicóptero alcançar uma velocidade de cruzeiro de 296 km/h e um alcance de 740 km, com um tecto máximo de 6 100 metros. Tripulado por 3 elementos, pode transportar até 10,9 toneladas de carga internamente ou 12,7 toneladas a partir do seu guincho. Pode estar armado com metralhadoras pesadas ou médias, bem com M134 "Minigun" (nas janelas laterais e na rampa).





Foto por Julia Lebens | Força Aérea dos Estados Unidos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA