Força Aérea Portuguesa - Unidade de Protecção da Força em exercícios em Beja


Beja, Portugal 
25 de Setembro de 2025

Exercício de operacionais da Unidade de Protecção da Força (UPF), treinados e aprontados pelo Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP), da Força Aérea Portuguesa (FAP), no contexto do quarto dia do NATO Tiger Meet 2025, a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11), Beja, Portugal, a 25 de Setembro de 2025. Os militares estão aqui armados espingarda automática CZ 805 BREN 2, em calibre 5.56×45mm NATO, de fabrico Checo, equipada com óptica EOTech HWS ("Holographic Weapon Sights") EXPS. Em algumas das armas podemos ainda observar ampliador EOTech, apontador iluminador laser L-3 AN/PEQ-15 e lanterna táctica. Conta ainda com apoio de drone ligeiro de reconhecimento táctico e binómio cinotécnico.
O NOTP foi formalmente constituído a 17 de Setembro de 2007, sediado no Campo de Tiro (CT) de Alcochete, e acumula experiência, entre outras geografias, no Afeganistão, no Chade, no Egipto, na Líbia e na Islândia. Os seus operacionais são referenciados por "Raven Team - Force Protection Unit" ("Equipa Raven - Unidade de Protecção da Força"), sendo a expressão "Raven" usada em linha com a designação "Phoenix Raven" que remonta a 1997 e ao seu uso corrente pelo "Air Mobility Command" da Força Aérea dos EUA (USAF), precisamente no contexto de equipas treinadas e especializadas em prestar segurança a activos da Força Aérea (ou por ela transportados) sujeitos a ameaça em cenários críticos.
A edição de 2025 do NATO Tiger Meet (NTM), um evento aeronáutico militar com origem em 1962, iniciou-se a 21 de Setembro de 2025 e decorrerá até 3 de Outubro de 2025 em Beja, Portugal, a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11). Participam aeronaves de 19 esquadrões de 12 países, num total de 80 aparelhos e 1 700 militares. No contexto do NTM têm lugar demonstrações e treinos compreendendo acções de voo a baixa altitude, reabastecimento em voo, simulação de combate, entre outros.







Fotos via FAP






Emblema da Unidade de Protecção da Força (UPF), treinados e aprontados pelo Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP) da Força Aérea Portuguesa (FAP) , Beja, 25Set2025



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA