Lançamento experimental de foguete supersónico a partir do convés de voo do NRP "Figueira da Foz" da Marinha Portuguesa
Portugal
12 de Setembro de 2025
Lançamento, no contexto da segunda semana exercício de experimentação REPMUS, pelas 09:30 de 12 de Setembro de 2025, ao largo da costa continental de Portugal, do foguete "HUNTER-02", construído pela companhia portuguesa Optimal Group e operado pelo consórcio também português "Atlantic Spaceport Consortium", a partir do convés de voo do navio patrulha oceânico "Figueira da Foz", número de amura P361 da classe Viana do Castelo da Marinha Portuguesa. O foguete, de três metros de comprimento, alcançou uma altitude de 14 700 pés (cerca de 4 500 metros) com uma velocidade máxima, supersónica, de Mach 1 (cerca de 1 235 km/h), tendo permitido testar o desenvolvimento das respectivas componentes e algoritmos de comando, controlo e orientação.
A 26 de Maio de 2025, no arranque da segunda semana do exercício ARTEX ("ARmy Technological EXperimentation", "Experimentação Tecnológica do Exército"), no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), em Constância, Santarém, Portugal, teve lugar, como apoio do Exército Português, o lançamento do "HUNTER-01" pelo Optimal Group, que alcançaria uma altitude de 33 000 pés (10 km).
O Optimal Group, através da Optimal Structural Solutions Lda., é, com a Ilex Space Lda, fundador do consórcio português "Atlantic Spaceport Consortium" (ASC), com sede em Vila do Porto (Santa Maria, Região Autónoma dos Açores), fundado em 2020, liderado por Bruno Carvalho (CEO), para construir e operar o Porto Espacial de Santa Maria. Neste contexto, a 26 de Setembro de 2024, teve lugar a partir da Malbusca (no litoral sudeste da Ilha de Santa Maria) o lançamento do primeiro foguete atmosférico supersónico em Portugal, o "GAMA", a partir de uma plataforma de lançamento ("small launcher ground support equipment", GSE) da Optimal.
O Optimal Group foi formado em 2008, com sede em Alcabideche, Cascais, desenvolvendo actividade de investigação, desenvolvimento, construção e instalação de estruturas avançadas em materiais compósitos e metálicos - compreendendo desde plataformas e equipamentos da industria aeroespacial, passando, entre outros, pelo sector da defesa, automóvel, naval e de energias renováveis.
A 15.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems", lit. "Experimentação e Prototipagem Robótica Ampliada por Sistemas Marítimos Não Tripulados"), promovida pela Marinha Portuguesa, sob direcção do Contra-almirante José Rodrigues Pinto, iniciou-se a 8 de Setembro e decorrerá, ao longo de 3 semanas, até 25 de Setembro de 2025, em Tróia e Sesimbra, realizando-se em simultâneo com o exercício NATO "Dynamic Messenger", reforçando, em ambiente colaborativo, diferentes contextos de experimentação e interoperabilidade.
Comentários