Chegada a Portugal dos primeiros três A-29 "Super Tucano" após travessia do Atlântico
Alverca, Vila Franca de Xira, Portugal
31 de Agosto de 2025
Após travessia do Atlântico, chegaram a Alverca, Portugal, às instalação da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal pelas 13:50-52 locais de 31 de Agosto de 2025, as primeiras 3 unidades do A-29N "Super Tucano" (PT-CXA (c/n 31400296), PT-CYV (c/n 31400291) e PT-CVN (c/n 31400293)) destinadas à Força Aérea Portuguesa (FAP).
Equipados com 3 depósitos suplementares de combustível, descolaram a 25 de Agosto de 2025 das instalações do fabricante Embraer em Gavião Peixoto (ICAO: SBGP, Estado de São Paulo, Brasil), realizando escalas técnicas em Recife (ICAO: SBRF, a 2 100 km a Nordeste), no Arquipélago de Fernando de Noronha (ICAO: SBFN, a 540 km a Nordeste), Cabo Verde (ICAO: GVAC – Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, a 2 520 km a Nordeste) e Ilhas Canárias (ICAO: GCLP – Gran Canaria, a 1 460 km a Nordeste), e aterrando finalmente na OGMA, em Alverca (ICAO: LPAR, a 1 350 km a Nordeste), Portugal.
Desde Fernando de Noronha até Cabo Verde (onde pernoitaram de 29 para 30 de Agosto de 2025) foram acompanhados por duas aeronaves P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 – "Lobos" (prestando apoio de comunicações, navegação, reconhecimento, etc), e, já na chegada a território português, foram escoltados por uma parelha de F-16M (na foto sobrevoando a Praia do Castelo, geo-referenciação 38.61314952033453, -9.217121447278043, na Costa da Caparica), e por um C-130H.
Irão agora receber, nas oficinas especializadas de Alverca, os diferentes conjuntos de equipamento de auto-protecção, sensores electro-ópticos, plataformas de navegação e comunicação que os levarão ao "standard" A-29N ("N" de NATO) que incorpora a arquitectura de comunicações, sensores e sistemas digitais dos standard NATO para garantir a sua operação com as diferentes plataformas de instrução e operação - compreendendo as equipas operacionais de controlo aéreo táctico ("Joint Terminal Attack Controller", JTAC).
Desenhado e produzido pela brasileira Embraer, ao serviço desde 2003 e com mais de 260 unidades entregues, o A-29 "Super Tucano" é uma aeronave turbo-hélice de instrução, reconhecimento e ataque táctico ligeiro, em uso por 16 forças aéreas em 3 continentes, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), com 99 unidades entregues até 2012, e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
No seu histórico em contexto de combate o "Super Tucano" foi usado, entre outros, desde 2008 pela Força Aérea da Colômbia em diversas missões de reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas guiadas contra objectivos das FARC ("Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia"); desde Abril de 2021 pela Força Aérea da Nigéria em reconhecimento armado e ataques ao solo, no contexto continuado da Operação "Hadin Kai", na sua luta contra o movimento extremista Boko Haram; bem como pela Força Aérea Brasileira, no contexto Amazónico, na luta contra o crime organizado, compreendendo intercepção de aeronaves envolvidas en operações de narco-tráfico e o reconhecimento armado e ataque ao solo com bombas para a destruição de pistas ilegais envolvidas em operações ilegais de extracção de ouro.
O A-29 "Super Tucano" é uma aeronave bilugar (com variante monolugar), com 11,38 metros de comprimento, uma envergadura de asa de 11,13 metros, com um peso em vazio de 3,2 toneladas e um peso máximo à descolagem de 5,4 toneladas. Propulsionado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-68C, de 1 604 hp, sustenta uma velocidade máxima de 590 km/h (em cruzeiro de 520 km/h) com um alcance operacional de 1 330 km (ou 550 km em combate) e de até 2 855 km em trânsito ("ferry"). Armado com duas metralhadoras pesadas calibre 12.7mm (uma em cada asa, com 250 munições cada), pode receber um canhão de 20mm em "pod" sob a fuselagem, e, no total de 5 de pontos de fixação, receber diferentes combinações de foguetes, bombas (guiadas) e mísseis.
No decurso do certame "Latin America Aero & Defence" (LAAD), no Rio de Janeiro, Brasil, a 12 de Abril de 2023, o fabricante brasileiro Embraer anunciou o lançamento da variante configuração NATO do "Super Tucano" que recebeu, em conformidade, a nova designação A-29N (N de NATO). O Ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro Filho, confirmou em Lisboa, a 21 de Abril de 2023, que a fase de produção final do A-29N terá lugar em Portugal, em parceria com a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal. O Estado Português, através da idD Portugal Defence, é accionista de 35% da OGMA, sendo os restantes 65% detidos pela Embraer. A 24 de Abril de 2023 foi assinado, na presença do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro Ministro de Portugal, António Luís Santos da Costa, este acordo formal nas instalações da OGMA em Alverca.
O Conselho de Ministros do XXIV Governo Constitucional da República Portuguesa, reunido no dia 12 de Dezembro de 2024, na Residência Oficial do Primeiro-Ministro, Luís Filipe Montenegro Cardoso de Morais Esteves, no Palacete de São Bento, em Lisboa, aprovou uma resolução com vista à aquisição, à Embraer, S.A, de 12 aeronaves A-29(N) Super Tucano, respectivo simulador de voo e bens e serviços de sustentação logística, num valor de 200 milhões de Euros, com respectivo contrato assinado a 16 de Dezembro de 2024 em Alverca nas instalação da OGMA.
Fotos via FAP
Diagrama sobre cartografia Google Earth por "Espada & Escudo"
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