Marinha Francesa testa "drone" naval de ataque, sobre "jet ski", contra uma lancha de desembarque


Toulon, França
26 de Abril de 2025

Exercício de fogo-real da Marinha Francesa com uso de um "jet ski" modificado e preparado pela francesa SeaOwl, operado remotamente e com carga explosiva ofensiva, projectado com recurso a grua partir do convés de um navio de patrulha oceânica da classe D’Estienne d’Orves, contra a "Guéréo", uma lancha de desembarque (CTM, "Chaland de Transport de Matériel") com número de amura 21, descomissionada, ao largo de Toulon, França, a 26 de Abril de 2025.
As CTM têm 23,8 metros de comprimento e 6,35 metros de boca, tendo sido construídas 31 unidades, de 1965 a 1992, com 9 delas no actual inventário de serviço.
Este exercício insere-se no contexto do programa francês POLARIS ("Préparation Opérationnelle en Lutte de Haute Intensité et Résilience des Interarmées et des Systèmes", "Preparação Operacional de Resiliência dos Sistemas e de Interoperabilidade de Forças para Operações de Alta Intensidade"), iniciado em 2021.





Fotos por P. Misse ("Marine Nationale", Marinha Francesa)








Sequência seleccionada e editada por "Espada & Escudo" a partir de vídeo via Chefe de Estado Maior da Armada Francesa, Almirante Nicolas Vaujour






Vídeo via Chefe de Estado Maior da Armada Francesa, Almirante Nicolas Vaujour



Comentários