F-15I das Forças de Israel descola em missão de ataque sobre o Oeste do Iémen


Israel 
5 de Maio de 2025

F-15I "Ra'am" ("Trovão), 244, do 69.º Esquadrão - "The Hammers" ("פטישים", "Os Martelos") da Força Aérea de Israel, armado com cinco bombas guiadas JDAM GBU-31(V)3/B de 961 kg (2 115 libras), ditas "bunker busters", a descolar da Base Aérea de Hatzerim, em Israel, a 5 de Maio de 2025, rumo a missão de ataque sobre objectivos no Oeste do Iémen.
Após o impacto de um míssil balístico a 550 metros da Torre de Controlo do Aeroporto Internacional Ben-Gurion ("נמל התעופה בן-גוריון"), ICAO: LLBG, em Tel-Aviv, projectado pelas Forças Armadas do "Movimento Houthi" a partir do Iémen, a 4 de Maio de 2025, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/05/impacto-de-missil-balistico-do.html , as Forças Armadas de Israel desencadearam, a 5 de Maio de 2025, um ataque aéreo retaliatório sobre as instalações portuárias da cidade de Hodeidah e sobre a fábrica de cimento de Bajil (a cerca de 40 km a Nordeste do porto). A 6 de Maio de 2025, as Forças de Israel lançariam novo ataque sobre o Iémen visando e o Aeroporto Internacional de Sanaa ("مطار صنعاء الدولي"), ICAO OYSN, e sobre a fábrica de cimento de Amran (a cerca de 40 km a Noroeste do aeroporto). Foram ainda visadas as centrais de energia de Hezyaz e Asr, na região metropolitana de Sanaa. O aeroporto terá sido atingindo por 50 munições de que resultou a sua inoperacionalidade.
A JDAM GBU-31(V)3/B é composta por uma bomba convencional de penetração BLU-109 à qual é aplicado um "kit" JDAM ("Joint Direct Attack Munition") para transformação em bomba guiada GBU ("Guided Bomb Unit") 31. O "kit" JDAM, desenvolvido pela Boeing em colaboração com a Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos (e ao serviço desde 1999), acrescenta uma estrutura de cauda com aletas que, incluindo equipamento de navegação por inércia e por GPS, permitem a sua libertação até cerca de 25 km do alvo e conseguem uma precisão de 5 metros.
As BLU-109 (A/B), com 907 kg de massa (2 000 libras), têm 2,4 metros de comprimento, um diâmetro de 370 mm, e uma carga de alto-explosivo (Tritonal ou PBXN-109) de 240 kg. Conseguem, graças à sua estrutura reforçada, em aço de 1 polegada (25mm) de espessura, penetrar blocos de betão armado até 1,8 metros de espessura. Equipadas com espoletas FMU-143, a detonação apenas tem lugar após penetração das camadas reforçadas do objectivo.






Fotos via Forças de Defesa de Israel (IDF)

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