Lancha da Marinha Croata monitoriza trasfega entre petroleiros ao largo de Malta


Malta, Mediterrâneo 
18 de Maio de 2025

Lancha lança-mísseis "Vukovar", número de amura 41 da Marinha da Croácia, a operar sob a égide da Operação "Sea Guardian" (25-3) da Nato, a cerca de 20 milhas náuticas a Nordeste do Porto de La Valletta, capital de Malta, no Mediterrâneo, em acção de monitorização sobre os navios petroleiros Iblea (IMO 9244441, com pavilhão de Itália, com 176 metros e deslocando até 35 mil toneladas) e Advantage Paradise (IMO 9577056, com pavilhão das Ilhas Marshall, com 228 metros, deslocando até 74 mil toneladas), em manobra de trasfega, a 18 de Maio de 2025.
A "Vukovar" largou de Catania, na costa Leste da Sicília, no Sul de Itália, pelas 03:20 UTC de 18 de Maio de 2025, rumando a Sul para a região de Malta. O Iblea largou da costa de Benghazi na Líbia pelas 13:37 de 12 de Maio de 2025, rumando a Malta, que alcançaria cerca das 18:00 UTC de 13 de Maio de 2025. O Advantage Paradise alcançaria essa posição ao largo de La Valletta, cruzando antes o Suez pelas 15:20 UTC de 12 de Maio de 2025 (proveniente de Yanbu, na Arábia Saudita, de onde largou pelas 07:50 UTC de 9 de Maio de 2025).
O Iblea rumaria novamente para Benghazi pelas 03:00 UITC de 20 de Maio de 2025 que alcançaria a 21 de Maio de 2025, cerca das 10:20 UTC. A 28 de Maio de 2025 largaria desta posição rumando a Oeste-Sudoeste, estando actualmente, pelas 17:34 UTC de 29 de Maio de 2025, fundeado junto ao porto de Sirte, na Líbia. O Advantage Paradise rumaria de regresso a Leste, cruzando o Suez cerca das 06:45 UTC de 24 de Maio de 2025, e alcançando o Porto de Yanbu, na Arábia Saudita, a 27 de Maio de 2025 pelas 08:25 UTC. Após ter largado de Yanbu, 2 dias depois, cerca das 08:00 UTC, navega actualmente, pelas 17:34 de 29 de Maio de 2025, a 70 milhas náutica de Yandu, rumo a Norte para o Canal de Suez. A lancha Vukovar regressou entretanto à sua base em Lora, Split, na Croácia, onde atracou a 27 de Maio de 2025.
A "Vukovar" (MMSI 238932240), deslocando 300 toneladas, com 45 metros de comprimento, uma boca de 8,8 metros e um calado de 3 metros, com uma guarnição de até 30 elementos, é propulsionado por 3 motores MTU 16V 538 TB92, sustentando uma velocidade máxima na ordem dos 30 nós, com um alcance operacional de cerca de 1 400 milhas náuticas. Construído nos estaleiros finlandeses de Wärtsilä (Helsínquia) e comissionado originalmente pela Marinha da Finlândia em 1985, como FNS Raahe (número de amura 81 da classe Helsinki), seria vendido à Croácia, junto da qual entraria ao serviço em 2009. Está armado, à vante, com uma peça de 57mm, Bofors 57/70 Mark 1 e, à ré da ponte de comando, por uma peça dupla de 23mm, Sako 23/87. Conta ainda com 8 lançadores de mísseis anti-navio Saab RBS-15 e 2 lançadores de cargas de profundidade.
Ao longo de 2023 a 2025 têm sido referenciadas inúmeras operações STS ("Ship-to-Ship") de trasfega entre navios petroleiros no Mediterrâneo, com especial incidência nas regiões ao largo de Ceuta, ao largo de Malta (Banco de Hurd), ao largo da Sicília (no Mar Jónico) e ao largo da Grécia (no Golfo da Lacónia), usadas muitas vezes como forma de, usando transferências não documentadas (fora dos portos) entre diferentes navios, ocultarem ou camuflarem as origens e destinos da carga. Quando devidamente autorizadas, e respeitando as boas práticas de segurança e anti-poluição do sector, as operações de trasfega STS são totalmente lícitas.
A Operação "Sea Guardian", lançada pela NATO em Novembro de 2016, tem por objectivos o garante da segurança e capacitação de meios no Mediterrâneo, especialmente orientada à luta anti-terrorismo e ao garante da segurança marítima e liberdade de circulação - bem como ainda à protecção de infra-estruturas críticas.
Fotos via Comando Marítimo Aliado da NATO (NATO MARCOM)

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