C-130 da Força Aérea Portuguesa em missão logística junto da Força Destacada Nacional na República Centro Africana


Bangui, República Centro Africana
14 de Maio de 2025

Aeronave de transporte C-130 H-30 "Hercules", 16801 (497C81), da Esquadra 501 - "Bisontes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), no Aeroporto de Bangui ( georreferenciação 4.405792355951949, 18.522292926700352, ref. https://maps.app.goo.gl/Rozvr29nW3RvuqCDA ), capital da República Centro Africana (RCA), a 14 de Maio de 2025, em missão de sustentação logística junto da 16.ª Força Nacional Destacada que, composta, na sua maioria, por elementos do Batalhão de Comandos (BCmds), opera ali como Força de Reacção Rápida (QRF) da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).
Este C-130 partiu da Base Aérea N.º 6, no Montijo, pelas 09:34 UTC de 12 de Maio de 2025, efectuando uma primeira escala, a 2 800 km, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, onde aterraria pelas 15:40 UTC. Partiria daqui, no dia seguinte, 13 de Maio de 2025, rumo a uma segunda escala, em Sao Tomé e Príncipe, a 2 600 km, que alcançaria nesse mesmo dia. Pelas 10:30 UTC de 14 de Maio de 2025 partiria de São Tomé e Príncipe rumo a Bangui, a cerca de 1 274 km. Cumprida a sua missão, regressaria, ainda nesso mesmo dia, a São Tomé e Principe, onde aterraria pelas 1801 UTC. No dia seguinte, 15 de Maio de 2025, partiria e viria a alcançar a Ilha do Sal, em Cabo Verde. Na última etapa do regresso, descolaria desta ilha, no dia seguinte, a 16 de Maio de 2025, pelas 11:37 UTC, rumo à BA6 no Montijo, onde aterraria pelas 16:46 UTC.
Além da pintura especial, na cauda, alusiva às 80 mil horas de voo da Esquadra, e de um bisonte na lateral da fuselagem, na secção anterior ao "cockpit" deste C-130 da FAP, podemos observar ainda nas fotos a operação de um empilhador 4x4 Manitou M50-4 Turbo (com capacidade para 5 toneladas).
Em segundo plano, com cobertura azul de protecção sobre o vidro do cockpit, temos um bimotor, de transporte, Antonov An-28 (designação NATO "Cash"), com a matrícula TL-KFT da RCA. O mesmo foi antes referenciado pelas Nações Unidas, em 2021, (a par do TL-KPF, do mesmo modelo) , em operações do Grupo Wagner - tendo mesmo sido registadas imagens video, em 2023, com o seu fundador, Yevgeny Prigozhin, a embarcar (nesta mesma localização, em Bangui) e a voar no mesmo. Detidos pela empresa Kratol Aviation (Emiratos Arabes Unidos), associada ao Grupo Wagner, foram transferidos, em 2021, para o Ministério da Defesa da RCA.
O Grupo Wagner ("Группа Вагнера"), fundado em 2014, em São Petersburgo, na Federação Russa, por Yevgeny Viktorovich Prigozhin, como uma empresa prestadora de serviços para-militares, acumulou uma alargada experiência compreendendo acções no Leste da Ucrânia, na Síria, no Sudão, na República Centro Africana, na Líbia, na Venezuela, em Moçambique (Cabo Delgado) e no Mali. Com a morte, a 23 de Agosto de 2023, de Y. Prigozhin o Grupo Wagner viu o seu efectivo muito reduzido bem com o alcance e distribuição das suas operações, tendo mesmo sido substituído ou repartido por outras organizações e entidades.




Fotos via Forças Armadas Portuguesas






Detalhe seleccionado e editado por "Espada & Escudo" do An-28, TL-KFT, Bangui, RCA, 14 de Maio 2025









Fotos e vídeo, via OSINT, de 2023, An-28, TL-KFT em uso por Yevgeny Prigozhin / Grupo Wagner


























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