Forças aeronavais em intercepção a petroleiro da "Frota Fantasma" no Báltico


Mar Báltico, Golfo da Finlândia, Estónia 
13 de Maio de 2025

Forças aeronavais da Estónia interceptaram o navio petroleiro "Jaguar" (IMO 9293002), de 244 metros de comprimento e de 105 mil toneladas, cerca das 15:40 UTC (18:40 locais) de 13 de Maio de 2025, no Golfo da Finlândia, georreferenciação 59.723528, 24.462972 , ref. https://maps.app.goo.gl/jT6c3Y8ENvTCRemr7 , navegando em águas internacionais, no corredor Báltico Oeste-Leste, na costa norte da Estónia, a cerca de 16 milhas náuticas (30 km) a Norte-Noroeste da capital Tallinn.
Com evidências de ausência de registo de bandeira deste navio, bem como do respectivo seguro, as forças estonianas desencadearam uma acção de intercepção envolvendo o seu navio patrulha EML "Raju" (P-6732), de 44 metros e 235 toneladas, um helicóptero AW139 e um avião bimotor C-145A M28-05 Skytruck. Após contacto rádio com o "Jaguar", indicando ao mesmo que deveria alterar rumo e dirigir-se para águas territoriais estonianas, e com o mesmo a ser sobrevoado pelos dois meios aéreos estonianos, o navio patrulha "Raju" navegava junto ao seu bordo. No decurso desta acção, com os contactos rádio em curso, esta posição seria sobrevoada por uma aeronave Sukhoi Su-35 (designação NATO "Flanker-E") das Forças da Federação Russa.
O comando do navio petroleiro, com diálogos em russo e inglês na ponte de comando e em inglês com as forças estonianas, indicou entretanto não ir alterar a sua rota tendo assim prosseguido, navegando para leste a cerca de 13 nós (a sua rota e velocidade originais) até alcançar a Ilha de Hogland ("Гогланд"), território da Federação Russa, a cerca de 75 milhas náuticas (139 km) daquela posição, pelas 09:00 UTC (12:00 locais) de 14 de Maio de 2025. Largaria desta posição pelas 18:30 UTC desse mesmo dia rumando ao Porto de Primorsk ("Примо́рск"), na Federação Russa, a cerca de 55 milhas náuticas (102 km) a leste, que alcançaria na madrugada de 14 para 15 de Maio de 2025 (00:04 UTC) e onde permanece actualmente, pelas 05:41 UTC de 16 de Maio de 2025.
A operação de intercepção das forças estonianas, sob comando do (OF-6) Comodoro Ivo Värk, Comandante da Marinha da Estónia, determinou o não uso de força, e.g. com uma possível de acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS), tendo escoltado o navio "Jaguar", com o seu navio patrulha EML "Raju" (P-6732), até à saída da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Estónia.
O Su-35 das Forças Armadas da Federação Russa, ao se encaminhar para a posição a Norte de Tallinn, terá violado espaço aéreo da Estónia, durante menos de 1 minuto, junto à península de Juminda, georreferenciação 59.648429447911006, 25.507554519351316 , ref. 59.648429447911006, 25.507554519351316 , a cerca de 32 milhas náuticas (60 km) a Leste do ponto em que viria, em águas internacionais, a sobrevoar o "Jaguar". A uma velocidade de cruzeiro de Mach 1.1 um Su-35 percorre cerca de 10 km a cada 30 segundos de voo.
Motivou a descolagem de uma parelha de F-16, mantidos em estado de "Quick Reaction Alert" (QRA) e afectos ao contexto NATO "enhanced Air Policing 25", a partir da Base Aérea de Ämari no Noroeste da Estónia, parte do destacamento de quatro destas aeronaves aí mantidas em operação desde 1 de Abril de 2025 pela Força Aérea Portuguesa (FAP), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/04/destacamento-de-quatro-f-16-da-forca.html .
Com cerca de 4 dezenas de violações de espaço aéreo por parte de aeronaves da Federação Russa a terem sido registadas pela Força Aérea da Estónia entre 2014 e 2023, não se registavam incidências desta natureza desde Junho de 2022.
O navio "Jaguar" largou a 20 de Fevereiro de 2025 de Ust-Luga ("Усть-Луга"), Báltico, na Federação Russa, tendo por destino o porto de Sikka na Costa Ocidental da Índia, que alcançaria a 22 de Março de 2025. Largaria de Sikka a 14 de Abril de 2025, saíu do Canal do Suez para o Mediterrâneo a 28 de Abril de 2025 (15:30 UTC), cruzaria Gibraltar na noite de 5 para 6 de Maio de 2025 (0005 UTC de 5 de Maio), rumaria a Norte, ao largo da costa continental de Portugal entre 5 e 6 de Maio de 2025, atravessaria o Canal da Mancha de 8 para 9 de Maio de 2025, e entraria no Mar Báltico às primeiras horas de 11 de Maio de 2025. Navegaria ao longo de todo o percurso a uma velocidade de cruzeiro na ordem dos 12 a 13 nós.
O "Jaguar", construído em 2005 na China pela Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding Co., Ltd, e antes registado com pavilhão do Gabão, alterou tal registo para a Guiné-Bissau em Fevereiro de 2025 (bem como de nome para "Argent", francês para "dinheiro" ou "prata"). Este registo seria cancelado pelas autoridades guineenses a 2 de Maio de 2025. Com um registo de regresso ao pavilhão do Gabão, este seria também cancelado pelas autoridades de Libreville, a 9 de Maio de 2025, deixando o navio a operar sem pavilhão efectivo. Os cancelamentos decorrem da referenciação feita sobre a operação deste navio como fazendo parte da "shadow fleet" (coloquialmente, em Português "frota fantasma"), dedicada a acções de transporte de derivados de petróleo em violação de sanções aplicadas sobre a Federação Russa. O mesmo está na lista oficial de sanções do Reino Unido.
Foi assinado em Dezembro de 2024 um contrato de 10 anos entre a companhia estatal russa Rosneft e a companhia privada indiana Reliance Industries, com vista ao fornecimento de cerca de 500 000 barris de crude / dia, naquele que corresponde ao maior acordo petrolífero entre os dois países. Este contrato representa aproximadamente 11% das importações totais de petróleo da Índia. Em inícios de 2022 as importações de crude russo pela Índia representavam cerca de 1%, sendo hoje na ordem dos 40%.


AW139

AW139


AW139

Rádio

C-145A M28-05 Skytruck

Sukhoi Su-35 (RU)


EML "Raju" (P-6732)

EML "Raju" (P-6732)


Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" a partir de vídeo da ponte de comando do navio "Jaguar"

Vídeo da ponte de comando do navio "Jaguar" | OSINT





Anotação georreferenciada, por E&E, sobre Google Maps




Ponto da intercepção referenciada por E&E, documentada via "tracking" Vessel Finder





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