Submarino russo ao largo do Cabo de São Vicente acompanhado por helicóptero da "Royal Navy" a operar a partir da força naval do porta-aviões HMS "Prince of Wales"
Oceano Atlântico, Portugal, Algarve, Sagres
28 de Abril de 2025
Acompanhamento ao submarino "Krasnodar" ("Краснода́р"), da Marinha da Federação Russa, número de amura B-265, designação NATO classe "Improved Kilo" (II), a cerca de 17 milhas náuticas (32 km) do Cabo de S. Vicente (Sagres, Algarve), por um helicóptero AgustaWestland AW149 Wildcat HMA Mk 2 do "815 Naval Air Squadron" (815 NAS) da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy") a operar a partir da força naval liderada pelo porta-aviões HMS "Prince of Wales", a 28 de Abril de 2025.
Na linha superior do ecrã podemos observar as coordenadas à esquerda (N 36°55.42', W 09°18.03') respeitantes a posição do helicóptero; e as coordenadas à direita (N 36°57.19', W 09°20.50') com o ponto visado pelo sistema electro-óptico. O helicóptero segue com rumo 46° (Nordeste, NE).
Este submarino, acompanhado pelo navio-rebocador auxiliar "Evgeniy Churov" ("Евгений Чуров"), classe Project 712 (designação NATO "Sliva"), foi referenciado desde 12 de Fevereiro de 2025 no Teatro de Operações do Mediterrâneo, após cruzar o Estreito de Gibraltar, e foi acompanhado no Mediterrâneo Central, na primeira quinzena de Abril de 2025, pela Fragata ESPS Álvaro de Bazán (F101) da "31ª Escuadrilla de Superficie" da Marinha de Espanha ("Armada"), a operar sob a égide do "Standing NATO Maritime Group 2" (SNMG2). Regressando rumo ao Báltico, cruzaria Gibraltar ao final da tarde de 27 de Abril de 2025, e após ter navegado rumo a Norte ao largo da costa Portuguesa, onde terá sido acompanhado apor um navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa e, a 29 de Abril de 2025, por um P-3C CUP+ ( ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/04/submarino-krasnodar-e-navio-rebocador.html ), seria referenciado a cruzar o Canal da Mancha, onde a "Royal Navy" o acompanhou com o seu navio patrulha oceânico HMS Tyne (P281) da classe River, entre 2 e 3 de Maio de 2025. Seria referenciado a 7 de Maio de 2025, já no Báltico, cruzando sob a Ponte Storebæltsbroen (Ponte do Grande Belt), Dinamarca.
O HMS "Prince of Wales" lidera aqui o "Carrier Strike Group 25" (CSG25), navegando ao largo da costa Portuguesa, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/05/carrier-strike-group-25-da-marinha.html , rumando a Gibraltar, que cruzaria a 29 de Abril de 2025. Desenvolve a Operação "Highmast", iniciada a 22 de Abril de 2025 a partir da Base Naval da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy") em Portsmouth, e que decorrerá ao longo de 8 meses, até Dezembro de 2025, e que levará este porta-aviões (com até 24 aeronaves F-35B a bordo) e demais meios navais a desenvolverem diversos exercícios e operações (navais, aéreas e terrestres) nos Teatros de Operações do Mediterrâneo, Médio-Oriente, Sudeste Asiático, Japão e Austrália.
A fragata NRP Bartolomeu Dias (F333) afecta à "European Carrier Group Interoperability Initiative" (ECGII), tendo largado da Base Naval de Lisboa (BNL) pelas 11:55 UTC de 28 de Abril de 2025, acompanharia o CSG25 e cruzaria com o mesmo, navegando a 17 nós, o estreito de Gibraltar pelas 11:00 UTC de 29 de Abril de 2025, junto, ao submarino nuclear britânico HMS Astute (S119), navegando à superfície, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2025/04/fragata-bartolomeu-dias-da-marinha.html .
Fotos via vídeo da "Royal Navy"
Vídeo via "Royal Navy"
Comentários