Acompanhamento pela Força Aérea dos Estados Unidos a aeronaves estratégicas da Federação Russa na Zona de Identificação Aérea do Alaska


Mar de Bering 
14 de Abril de 2025

Detalhe do acompanhamento a um bombardeiro estratégico quadrimotor Tupolev Tu-95 MS (designação NATO "Bear-H"), número 52, das Forças Armadas da Federação Russa, por um F-35A Lightning II (5370, AK), da Força Aérea dos Estados Unidos, a 14 de Abril de 2025, em espaço aéreo internacional, no Mar de Bering, a cerca de 250 milhas náuticas (463 km) a Noroeste da Ilha de Shemya, no espaço da "Air Defense Identification Zone" (ADIZ) do Alaska. Podemos ainda observar a participação de um F-16 (339, AK), na mesma missão, e com a presença de um dos elementos de escolta das Forças Armadas da Federação Russa, um Su-35 (designação NATO "Flanker-E").
Este acompanhamento foi desencadeado, dentro dos procedimentos padrão do comando NORAD ("North American Aerospace Defense Command"), com a participação de vários F-35 e de pelo menos um F-16, sobre uma força de seis aeronaves da Federação Russa, composta por dois bombardeiros Tu-95 MS (designação NATO "Bear-H"), um Tu-142 de patrulha marítima e luta-anti-submarina (designação NATO "Bear-F"), um A-50 de aviso antecipado e controlo (designação NATO "Mainstay"), escoltados por dois Su-35 (designação NATO "Flanker-E").
A marcação AK presente das duas aeronaves dos EUA aqui referenciadas corresponde à Base de Eielson, no Alaska, a partir do qual opera a "354th Fighter Wing" com os F-16 do "18th Fighter Interceptor Squadron" (18 FIS) e os F-35 do "356th Fighter Squadron" (356 FS) e "355th Fighter Squadron" (355 FS). Trata-se de um efectivo agregado de 72 aeronaves (18 F-16 e 54 F-35).
A Ilha de Shemya, com 7 km de comprimento, geo-referenciação 52.724167, 174.118889 , ref. https://goo.gl/maps/W25qsTXL1BBrUQeu8 , é parte do Arquipélago das Ilhas Aleutas, no extremo Oeste do Estado do Alaska (e parte do mesmo), a 800 km da Península de Kamchatka, na Federação Russa. A cerca de 50 km a Oeste deste Ilha, temos a Ilha de Attu, que no decurso da 2.ª Guerra Mundial, entre 6 e 7 de Junho de 1942, foi ocupada pelas Forças Japonesas - e posteriormente recuperada a 15 de Agosto de 1943. Esta ilha dista cerca de 340 km das duas outras (Bering e Medny), do mesmo arquipélago, a Oeste, que fazem já parte do território da Federação Russa, designadas por Ilhas Comandante ("Командо́рские острова́") que, por sua vez, distam cerca de 175 km da Península de Kamchatka.
A Ilha de Shemya tem localizada a Base de Eareckson, cuja construção original remonta a 1943, precisamente após a recuperação da ilha face à ocupação japonesa no ano anterior. Conta actualmente com uma pista de aviação, em asfalto, de 3 049 metros (IATA: SYA | ICAO: PASY), com alargadas instalações de apoio, ambas operadas pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e com o estratégico radar PESA Raytheon AN/FPS-108 "Cobra Dane", operado pela "Space Delta 4" (DEL 4) da "United States Space Force" (USSF) , de monitorização e alarmística face a mísseis balísticos, com um alcance superior a 3 000 km.
As "Air Defense Identification Zone" (ADIZ), lit. "Zonas de Identificação de Defesa Aérea", existem actualmente em 20 países (Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Filipinas, Índia, Indonésia, Irão, Japão, Malásia, Mianmar, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Rússia, Tailândia, Taiwan e Vietnam) e destinam-se, num espaço anterior ao espaço aéreo territorial, a identificar antecipadamente aeronaves que possam ser consideradas uma potencial ameaça à respectiva segurança nacional. As ADIZ são comunicadas à ICAO ("International Civil Aviation Organization"), ainda que não seja reguladas por esta, mas sim pelas autoridades nacionais.




Fotos via Departamento de Defesa ("Department of Defense", DoD) dos EUA

Mapa ADIZ Alaska via Administração Federal de Aviação ("Federal Aviation Administration", FAA) dos EUA



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