REABASTECIMENTO NOCTURNO A C-295 EM BEJA
Beja, Portugal
12 de Julho de 2023Aeronave C-295 da Esquadra 502 - "Elefantes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a ser reabastecida durante a noite de 12 de Julho de 2023 na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, Portugal, no decurso do exercício anual de treino do Programa de Transporte Aéreo Táctico Europeu (ETAP-T).
Na viatura pesada, em segundo plano, ao centro, a inscrição lateral "AVTUR+FSII F-34" denota o transporte pela mesma de combustível de âmbito de aviação militar, sendo "F-34" a designação formal NATO do "fuel". O acrónimo FSII corresponde ao aditivo de "Fuel System Icing Inhibitor" (sistema inibidor de congelação para o combustível); e o acrónimo AVTUR corresponde a "AViation TURbine fuel" (combustível para turbina de aviação) . Em primeiro plano, à esquerda na foto, temos, rebocada por um tractor, uma GPU ("Ground Power Unit") do fabricante britânico Houchin (actualmente ITW GSE), destinada, como unidade geradora de energia auxiliar, a alimentar os sistemas eléctricos da aeronave enquanto a mesma está em terra.
Esta edição do "European Tactical Airlift Programme – Training" (ETAP-T) iniciou-se a 2 de Julho de 2023 e decorreu até 14 de Julho de 2023, sob a égide do "European Tactical Airlift Centre" (ETAC), a partir da Base Aérea N.º 11 de Beja com a participação e organização local da Força Aérea Portuguesa (FAP), com a participação do Exército Português e com representantes da Alemanha, Espanha, Itália, República Checa e Roménia. O exercício de treino compreendeu, entre outros procedimentos, a largada de paraquedistas, a largada de carga aérea e a projecção táctica de viaturas, cobrindo diferentes pistas e heliportos de Norte a Sul de Portugal.
A EADS C-295 M é uma aeronave com 24,45 metros de comprimento, com uma envergadura de asa de 25,81 metros, com um peso máximo na descolagem de 23 toneladas, propulsionada por 2 motores Pratt & Whitney Canada PW-127G de 2 645 hp cada, que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 470 km/h com um raio de acção de 4 500 km. Com 2+2 tripulantes pode transportar 45 paraquedistas totalmente equipados ou até 68 passageiros.
Portugal adquiriu em 2006 um total de 12 aeronaves C-295 M, com as primeiras unidades a terem sido entregues em 2009. Do conjunto, 7 são de transporte táctico (PG01) e 5 de VIMAR, vigilância marítima (PG02 e PG03). Destas, por sua vez, 2 unidades (PG03) estão equipadas com sistema de reconhecimento fotográfico (RFOT) integrado na plataforma STAR SAFIRE IV HD-FLIR - que tira partido dos sensores electro-ópticos, de suporte infravermelho, e de software especializado para poder obter, classificar e transmitir imagens de alta-resolução.
Foto por Primeiro-Sargento Carlos Manuel Senra Barbosa | FAP
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