BRIGADAS DE AL-QASSAM DESENHAM E USAM CARGA ANTI-CARRO DE COLOCAÇÃO DIRECTA
Faixa de Gaza
2 de Novembro de 2023Um elemento das Brigadas de al-Qassam ("كتائب القسام"), o braço armado do Hamas ("حماس"), a usar um engenho explosivo especializado, composto por uma granada anti-carro (derivada da plataforma "al Yassin" de 105mm) com um detonador de granada de mão na sua extremidade dianteira, para atacar um carro de combate Merkava Mk. IV das Forças de Defesa de Israel (IDF) a leste de Zeitoun ("الزيتون"), no Norte da Faixa de Gaza, a 2 de Novembro de 2023. O ponto de colocação desta carga visa a secção, menos protegida, de contacto entre a torre e o "chassis" do carro de combate e que corresponde também, naquela secção mais à retaguarda, precisamente ao local onde estão armazenadas as munições.
Este engenho, desenhado e construído pelas Brigadas de al-Qassam precisamente para esta táctica de ataque de contacto directo, tem inscrito no seu rótulo a expressão, em árabe, "عبوة العمل الفدائي" , literalmente "Pacote de Acção Comando", e nas inscrições e especificações, a indicação de que tem uma demora de 7 a 8 segundos para detonar e uma capacidade de penetração de 60 cm (de aço). Tem um massa total de 3,2 kg e um comprimento de 57,3 cm, compreendendo uma pega, com uma secção de base circular (de inclinação ajustável), que conta com barras de cola para fixação na superfície do blindado - garantido que, conseguida ser fixada com recurso a tal ajuste, fique dirigida com maior precisão para um determinado ponto.
Fotos via vídeo das Brigadas de Al-Qassam | Hamas
Várias cargas "Pacote de Acção Comando" apreendidas pelas Forças de Defesa de Israel. Foto por Amir Levy (via Getty Images, ref.ª # 1735483036), de 20 de Outubro de 2023
Comentários