CANADIANOS TREINAM NOS BOSQUES DA ESTÓNIA
Tapa, Lääne-Viru, Estónia
8 a 13 de Outubro de 2023Militar de uma Companhia de Infantaria Mecanizada do Exército do Canadá, armado com espingarda automática Colt Canada C7 A2, em calibre 5.56×45mm NATO, com mira óptica Elcan C79-A2 de 3.4x, e com iluminador apontador laser AN/PEQ-2A ITPIAL da L3Harris, no decurso do exercício de armas combinadas "Bold Fusilier", em Tapa na Estónia, sob a égide NATO, de 8 a 13 de Outubro de 2023. Tapa dista cerca de 110 km da fronteira a Leste com a Federação Russa, e cerca de 270 km de São Petersburgo, a segunda maior cidade russa.
A peça com marcação de cor amarela que podemos observar na extremidade do cano da arma corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
O exercício foi liderado pelos efectivos do "NATO enhanced forward Presence Battlegroup" (eFP BG) da Estónia, com forças do Reino Unido, França e Estónia, a que juntaram efectivos Canadianos (uma companhia de infantaria mecanizada) e Polacos (um pelotão de carros de combate) do "NATO enhanced forward Presence Battlegroup" (eFP BG) da Letónia, desempenhando estes o papel de forças opositoras nos cenários desenvolvidos.
A designação do exercício, "Bold Fusilier" (lit. "Fuzileiro Audaz"), deriva da força do Regimento de "Fusiliers" do Exército do Reino Unido presente na Estónia.
Foto via Exército do Canadá
Comentários