EXERCÍCIO DE DEFESA DE INFRA-ESTRUTURAS CRÍTICAS DA MADEIRA


Socorridos, Funchal, Madeira
16 de Novembro de 2023

Coordenado pelo Major-General Piloto Aviador Rui Pedro Matos Tendeiro, Comandante Operacional da Madeira, e com a participação dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas, o exercício "Zarco" desenvolveu, a 16 de Novembro de 2023, um cenário de defesa face a um assalto externo sobre infra-estruturas críticas na zona dos Socorridos, Funchal, na Ilha da Madeira. 

Nesta área, nas margens da foz da Ribeira dos Socorridos e junto à Capela de Nossa Senhora da Vitória, geo-referenciação 32.645170486841764, -16.967005238039366 , ref. https://maps.app.goo.gl/i5YxQN2kJJdjKYSA6 , situa-se a Central Térmica da Vitória (CTV III) da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), os silos da Cimentos da Madeira e os depósitos de gás natural da Gáslink (Grupo Sousa) que asseguram o fornecimento contínuo à EEM. Esta Central Térmica é responsável por cerca de metade do total da energia eléctrica produzida na Ilha da Madeira.
No vídeo podemos acompanhar o cenário em que uma força infiltrada (usando "uniformes" azuis escuros e braçadeiras vermelhas), visando o assalto e sabotagem sobre infra-estruturas críticas, é alvo da resposta das forças de defesa. Tem lugar uma projecção anfíbia de militares do Batalhão de Infantaria do Regimento de Guarnição nº3 do Exército, usando uma embarcação semi-rígida a partir do NRP Viana do Castelo (P360), navio patrulha oceânico da classe homónima; a simulação de uso ofensivo de aeronaves não tripuladas lançando granadas em ataque sobre posições com forças de defesa a descoberto; uso de helicóptero EH101 "Merlin" (19607), a operar a partir do Aeródromo de Manobra nº3, no Porto Santo, para simulação de recuperação de um ferido; e uma parelha de aeronaves F-16 AM simulando o ataque a objectivos nas proximidades, em protecção das forças no terreno.
O exercício ZARCO, decorreu de 13 a 16 de Novembro de 2023, na Região Autónoma da Madeira. A sua designação é uma referência honorífica ao navegador português João Gonçalves Zarco que, com Tristão Vaz Teixeira, e sob a égide do Infante D. Henrique, reconheceram em 1418 a Ilha do Porto Santo e, em 1419, a Ilha da Madeira.




Vídeo via Comando Operacional da Madeira das Forças Armadas Portuguesas


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA