INTERCEPÇÃO INDONÉSIA AO "LUSITÂNIA EXPRESSO" NO MAR DE TIMOR
Timor-Leste
11 de Março de 1992
Intercepção por parte da Marinha da Indonésia ao navio civil "Lusitânia Expresso", no Mar de Timor, ao largo de Díli, em Timor Leste, a 11 de Março de 1992. O navio transportava uma missão de paz, composta essencialmente por 120 estudantes universitários de 23 países, acompanhados por jornalistas, que pretendia colocar flores no Cemitério de Díli, em homenagem às vítimas do Massacre de Santa Cruz, ocorrido 4 meses antes, a 12 de Novembro de 1991, e onde perderam a vida mais de duas centenas de manifestantes pró-independência. A "Missão Paz em Timor" foi organizada e liderada por Rui Cardoso Martins, contando com o apoio, visível neste excerto vídeo na ponte de comando do navio, do ex-Presidente da República Portuguesa, (General) António Ramalho Eanes.
O "Lusitânia Expresso", um "ferry-boat" de 73 metros de comprimento, construído em 1964, foi aqui comandado por Manuel Luís dos Santos e tendo como seu imediato Rui Tenreiro. A viagem de 17 000 km de Lisboa até ao Mar de Timor, iniciou-se a 29 de Janeiro de 1992, e fez escala na Argélia, no Egipto (em Port Said, para entrada no Canal do Suez), Djibouti, Sri Lanka (Colombo), Christmas Island e Darwin na Austrália - de onde partiu para o troço final rumo ao Mar de Timor visando aportar em Dilí, capital de Timor-Leste.
A 10 de Março de 1992 o "Lusitânia Expresso" é identificado num primeiro momento por uma aeronave de patrulha naval da Marinha das Forças Armadas da Indonésia, um GAF Nomad N22 "Searchmaster B", e durante a noite e madrugada de 10 para 11 de Março, pela KRI "Yos Sudars" (353), uma fragata da classe "Ahmad", apoiada pela KRI "Ki Hajar Dewantara" (364), uma corveta da classe "Dewantara" que, neste mesmo dia o interceptam e impedem a sua progressão.
O acompanhamento ao navio português leva ainda ao emprego, em proximidade, de um helicóptero Messerschmitt-Bölkow-Blohm Bo 105 (MBB Bo 105), NBO-105 na designação correspondente ao seu fabrico local sob licença pela Indonésia, via IPTN ("Industri Pesawat Terbang Nusantara"). Na lateral da fuselagem é claramente visível o símbolo da Marinha da Indonésia, com uma âncora a negro no interior de um pentágono de fundo branco e cercadura vermelha, com o respectivo acrónimo TNI-AL, de "Tentara Nasional Indonesia - Angkatan Laut".
Perante as indicações expressas e reiteradas pelo comando militar Indonésio, e após algumas horas de impasse, o comandante do Lusitânia Expresso decide acatar as mesmas e inverter o seu rumo e regressar a Darwin, na Austrália.
De notar um erro na locução da reportagem, onde o jornalista da RTP, José Rodrigues dos Santos, indica que a colocação da peça de artilharia do navio da Marinha da Indonésia "a 45 graus" (sic) corresponde à "posição de ataque" (sic) - quando tal corresponde aqui precisamente ao contrário, uma posição (formal e técnica) de salvaguarda, mantida, aliás, como o vídeo documenta, ao longo de toda a intercepção e escolta, com os militares indonésios a colocarem a peça próxima da elevação máxima (superior aliás aos "45 graus"). Releva-se que numa posição de ataque a esta distância o ângulo da peça seria próximo de nulo ou mesmo negativo (no caso, esta peça pode deflectir até -15 graus).
A fragata KRI "Yos Sudars, que coordena a intercepção, e com o qual decorrem as comunicações rádio que o vídeo documenta, entrou ao serviço da classe "Ahmad" da Marinha da Indonésia, com o número de amura 353, a 2 de Novembro de 1987 (permanecendo actualmente no activo). Foi originalmente lançada à água em 1965 e entrou ao serviço em 1967 como HNLMS Van Galen (F803), um fragata da classe "Van Speijk" da Marinha Holandesa - sendo adquirida em 1986 pela Indonésia.
Deslocando 2 850 toneladas, tem 113,4 metros de comprimento, 12,5 metros de boca e 5,8 metros de calado. Está armada com 1 peça de artilharia OTO Melara "Compact" de 76mm, à vante, com 4 metralhadoras pesadas DShK de 12,7mm; duas plataformas navais "Simbad" de lançamento de mísseis de defesa anti-aérea Mistral; 4 lança mísseis anti-navio C-802; e 2 plataformas triplas de tubos de lançamento de 324mm de torpedos anti-submarino Mk.32 . Está equipada com convés de voo e hangar para helicóptero NBO-105.
O "Lusitânia Expresso" foi fretado para esta missão à empresa Portuguesa "Contramar - Companhia de Transportes Marítimos", que o havia adquirido em Outubro de 1988 para utilização em carreira entre Portimão e Tânger (até 1990) e entre Funchal e Porto Santo (entre 1992 e 1993). Deslocando 1 613 toneladas, com 73 metros de comprimento, 13,27 metros de boca e 3,9 metros de calado, com uma capacidade de transporte para 600 passageiros e 64 viaturas, alcançava 14 nós de velocidade máxima. Entrou ao serviço originalmente a 14 de Maio 1964, com o nome "Spervik I", pela companhia norueguesa Rederi Skipsaksjeselskapet Spervik, transportando passageiros e viaturas entre os portos noruegueses de Sandefjord e Stromstad. A 6 de Julho de 2011, detido pela Mariette Co. (Panamá) e com o nome "Guaiqueri Express", em estado de elevada degradação, afundou-se junto ao ponto de amarração onde estava, em Puerto Cabello na Venezuela .
Vídeo via Arquivos RTP
Editado por "Espada & Escudo"
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