"DRONE" ARMADO RUSSO DE ORIGEM ISRAELITA


Federação Russa | Ucrânia
Março de 2023

Aeronave não tripulada "Forespost-R" ("Форпост-Р"), uma evolução armada do "IAI Searcher", de produção original Israelita, ao serviço das Forças Armadas da Rússia, destacado para acção sobre o Teatro de Operações da Ucrânia, em Março de 2023.
Ao serviço de Israel na sua primeira versão (Mk.I) em 1992 e na sua segunda versão em 1998 (Mk.II), o IAI Searcher, um "drone" de reconhecimento, foi exportado para mais de 1 dezena de países, compreendendo o Canadá, Espanha, Coreia do Sul, Índia, Indonésia e a Federação Russa.
Em 2008, após a guerra Russo-Georgiana, Israel recusou-se a fornecer "drones" armados à Federação Russa, tendo sido exportadas unidades de reconhecimento IAI Searcher Mk.II, que, a partir de 2010, já sob um licenciamento que permitia à Federação Russa a sua produção local pela UZGA ("Ural’skiy Zavod Grazhdanskoy Aviatsii"), em Yekaterinburg, nos Urais, evoluiram para designação e especificação russa de "Forespost" ("Форпост"), literalmente "Posto Avançado", que entraria ao serviço em 2014.
Evouluiram posteriormente para a actual "Forespost-R" ("Форпост-Р") com a incorporação de plataformas de armas, cujas primeiras unidades entraram ao serviço em 2021 e que estiveram em operação de combate na Síria e, desde 2022, na Ucrânia. O sufixo R representa "Rússia" (P no original em cirílico, de "Росси́я") e assinala a evolução desde "drone" para uma produção local, em resultado do embargo de exportação de componentes de Israel a partir de 2016.





O "Forespost-R" ("Форпост-Р") tem uma envergadura de asa de 8,55 metros, um comprimento de 5,85 metros, propulsionado por um motor APD-85 de 85hp alcança uma velocidade máxima de 204 km/h com um alcance operacional de 250 km, com tecto a uma altitude máxima de 5 700 metros e uma janela de operação contínua até 17 horas. Com um peso máximo à descolagem de 454 kg pode transportar um "payload" de 100 kg. Está equipado com 2 pontos de fixação sob as asas onde pode transportar bombas guiadas KAB-20 (que armam o "drone" documentado neste vídeo) e, eventualmente, outras plataformas de armas.
As KAB-20 ("Korrektiruemaya Aviatsionnaya Bomba", literalmente "Bomba Aérea Corrigida"; "Корректируемая авиационная бомба", КАБ-20), disponíveis em duas variantes, KAB-20L, guiada por laser, e KAB-20S, guiada por satélite, têm uma massa de 20 kgs e uma ogiva de 7 kgs de alto-explosivo, tendo sido desenhadas especificamente para uso por "drones", estando ao serviço desde 2020 e tendo sido usadas em combate pela primeira vez no Teatro de Operações da Síria.
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA