CARREGAMENTO DE CONTRA-MEDIDAS


Oceano Pacífico
1 de Fevereiro de 2023

Reposição das cargas de contra-medidas anti-míssil num dos lançadores MK36 SRBOC no "destroyer" Paul Hamilton (número de amura 60) da classe Arleigh Burke da Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy"), parte do "Nimitz Carrier Strike Group" em operação no Oceano Pacífico, a 1 de Fevereiro de 2023.

Cada um destes lançadores Mark 36 "Super Rapid Bloom Offboard Countermeasures Chaff and Decoy Launching System" (SRBOC), Mod 12, é composto por 6 tubos (2 filas paralelas de 3) de 130 mm de diâmetro em dois ângulos de elevação fixos - de 45 e 60 graus. Estas plataformas de lançamento integram com o sistema central de guerra electrónica AN/SLQ-32 que permite a projecção automática de contra-medidas quando detectada uma ameaça. As cargas projectadas contêm engodos destinados a desviar ou provocar a detonação prematura de mísseis guiados por infra-vermelho (usando "flares", cargas térmicas) ou por radar (usando "chaff", cargas de partículas metálicas). Junto a cada plataforma existe um contentor de armazenamento de cargas adicionais, com uma capacidade de 20 a 35 unidades.

Em outras configurações do MK36 SRBOC o mesmo pode apresentar apenas 2 tubos (por exemplo para um navio patrulha) ou até 8 tubos (para um porta-aviões).

Foto por Elliot Schaudt | "U.S. Navy" 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA