"LINCES" ESLOVACOS EM EXERCÍCIO ANTI-TERRORISTA
Komárno, Eslováquia
10 de Outubro de 2018Operacionais da Unidade Especial de Polícia ("Útvar Osobitného Určenia", ÚOU), popularmente designados por "Lynx Commando" ("Comando Lince") da Eslováquia, no decurso de um exercício de luta anti-terrorista, sob a égide da rede "ATLAS" e da EUROPOL, em Komárno, uma cidade portuária na margem do Rio Danúbio, no Sudoeste da Eslováquia, a 10 de Outubro de 2018.
Os operacionais da polícia da Eslováquia, armados com Heckler & Kock G36 (Gewehr 36), versão K ("Kurz", "Curta"), em calibre 5.56×45mm, e com recurso a uma plataforma de elevação táctica MARS ("Mobile Adjustable Ramp System", "Sistema de Rampa Móvel Ajustável") da Patriot3 Inc., montada sobre viatura, procedem a um assalto táctico ao segundo piso de um edifício onde, no contexto de simulação, um comando terrorista sequestrou reféns no decurso de um evento público (com o objectivo de aqui reproduzir contextos em linha com os ataques de 13 de Novembro de 2015 em Paris). Neste exercício estiveram envolvidos, além dos elementos eslovacos, operacionais do EKO Cobra (Áustria), da URNA (República Checa), da TEK (Hungria), da "Red Phanter" (Eslovénia) e da "ATU Lučko" (Croácia).
Entre 9 e 10 de Outubro de 2018, a ATLAS e a EUROPOL levaram e afeito, com unidades de 30 países, envolvendo 1 000 operacionais, um total de 7 exercícios do mesmo âmbito, em 7 locais da Europa, compreendendo um navio no Mar Báltico; um aeroporto em Espanha; uma estação de metropolitano na Polónia; um edifício numa zona histórica da Eslováquia; um contexto anfíbio na Islândia; um comboio na Alemanha; e um autocarro em contexto rural entre e Grécia e a Bulgária.
A rede "ATLAS" é uma associação composta por 38 unidades de operações especiais dos 27 estados membros da União Europeia a que se juntam unidades da Noruega, Islândia e Suíça (e, agora, Reino Unido). Esta associação foi estabelecida informalmente em 2001, como meio de cooperação no contexto pós 11 de Setembro entre entidades policiais europeias e foi formalizada em 2008 por decisão do Conselho Europeu - que a colocou associada ao "European Counter Terrorism Centre" (ECTC) no quartel-general da EUROPOL, em Haia. Portugal participa na rede "ATLAS Network" com o GOE (Grupo de Operações Especiais) da PSP e o GIOE (Grupo de Intervenção de Operações Especiais) da GNR.
Foto via OSINT
Comentários