LANÇAMENTO DE TORPEDO ANTI-SUBMARINO


Escócia, Reino Unido Fevereiro de 2023

Lançamento de um torpedo anti-submarino "Sting Ray" (variante de instrução) a partir do HMS Portland (F79), uma fragata da classe Duke (Type 23) da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), no decurso de exercício de treino nas águas do Norte da Escócia, em Fevereiro de 2023.
O "Sting Ray", ao serviço desde 1983, tem um alcance de 11 km, sendo uma arma de "fire and forget" com capacidade de busca autónoma do alvo, seguindo, tipicamente, um padrão de espiral descendente, até uma profundidade máxima de 800 metros, recorrendo apenas a sonar activo na fase terminal da sua trajectória por forma a mitigar a sua detecção e possíveis contramedidas por parte do submarino visado. O "Sting Ray" tem uma massa total de 267 kg, compreendendo uma ogiva de 45 kg de alto explosivo ("Torpex"), com um comprimento de 2,6 metros e um diâmetro de 300 mm. É guiado por sonar passivo e activo, podendo ser projectado a partir de navios, de helicópteros e de aviões, tendo uma velocidade máxima de 45 nós.




A versão que o vídeo documenta corresponde a um Torpedo da Variante de Instrução ("Training Variant Torpedo", TVT), assinalado pelas marcações em cor laranja de alta-visibilidade. O uso de para-quedas (parte integrante das variantes de instrução e de combate) destina-se a atrasar a entrada na água e diminuir o afundamento do mesmo antes que o seu propulsor inicie operação autónoma.
Vídeo via "Royal Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA