"HIMARS" AMERICANO EM MANOBRA RÁPIDA EM ISRAEL
Camp Shivta, Israel
23 de Janeiro de 2023Uma plataforma lançadora de foguetes múltiplos M142 HIMARS do 2.º Batalhão do 130.º Regimento de Artilharia de Campo do Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army"), 2/130 FA, no decurso do exercício bilateral "Juniper Oak", após execução de tiro, a proceder a uma manobra rápida de mudança de posição por forma a evitar a resposta de contra-bateria, em Camp Shivta, no Sul de Israel, a 23 de Janeiro de 2023.
O M142 HIMARS ("High Mobility Artillery Rocket System", "Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade"), fabricado pela Lockheed Martin (EUA), ao serviço desde 2012, e com mais de 5 centenas de unidades produzidas, assente sobre um chassis 6x6, tem uma massa total de 16 250 kg, um comprimento de 7 metros, uma largura de 2,3 metros e uma altura de 3,2 metros, sendo guarnecido por 3 elementos. Tem uma velocidade máxima de 85 km/h e um alcance operacional de 480 km.
Equipado com 6 lança foguetes de 227 mm, M30/M31, consegue projectar os mesmos com um alcance máximo de 84 km. Cada foguete está equipado com uma ogiva de alto explosivo de 90 Kg. Tratam-se de munições de arquitectura GMLRS ("Guided Multiple Launch Rocket System", "Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes Guiados"), em que o seu sistema de navegação por inércia tem o apoio de navegação por satélite (GPS) por forma a garantir uma precisão num intervalo abaixo de 10 metros.
O exercício "Juniper Oak" decorreu de 23 a 26 de Janeiro de 2023 envolvendo meios terrestres, aéreos e navais dos Estados Unidos e de Israel. Trata-se do maior exercício realizado entre as duas nações e agregou 6 400 militares norte-americanos e 1 500 militares israelitas, envolvidos em múltiplas missões simulando, entre outras, acções de reconhecimento e ataque, de interdição de espaço aéreo, de guerra electrónica, de operações aéreas em contexto naval, de busca e salvamento de combate, e de supressão de defesas aéreas.
Foto por David Campos-Contreras | "U.S. Army
Comentários