Navio chinês de acompanhamento espacial e recolha de informações electrónicas e de comunicações em escala na Polinésia


Papeete, Polinésia Francesa
6 de Maio de 2024

O navio "Yuan Wang 5" (IMO 9413054) ao serviço da República Popular da China, a entrar no porto de Papeete, Polinésia Francesa, ao início da manhã de 6 de Maio de 2024, com o número de escala portuária 2024/3164. Este navio, que largou do seu porto de origem em Jiangyin, na margem do rio Yangtze, em finais de Fevereiro, rumando a Sul, com passagem pelo Mar das Filipinas e ao largo da costa Ocidental da Austrália, tendo sido entretanto referenciado, a 29 de Março de 2024, no Porto de Durban, na costa Oriental da África do Sul.

Referenciado formalmente pela República Popular da China como de âmbito civil e como um navio de investigação científica, o "Yuan Wang 5" faz parte de um conjunto de vários navios contruídos e activos da geração "Yuan Wang" ("远望", "Vista Longa" em Mandarim), que remontam desde o final da década de 1970 até ao "Yuan Wang 7" que entrou ao serviço em 2016. Estes navios estão equipados e afectos às missões de acompanhamento do programa espacial da República Popular da China, bem como para o cumprimento regular de missões de recolha de informações electrónicas e de comunicações (ELINT/SIGINT).

O "Yuan Wang 5", construído em 2007 nos estaleiros de Jiangnan, desloca 22 700 toneladas, tem 222,2 metros de comprimento, 25 metros de boca e 8,2 metros de calado, e faz parte da terceira e mais recente geração destes navios. Possui convés de voo para helicóptero e hangar. Com uma tripulação de 400 a 500 elementos, alcança uma velocidade de 20 nós e pode operar até 16 a 20 mil milhas náuticas durante 90 dias.

Foto por Benoit Floch

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA