MiG-29 da Ucrânia armado com bomba guiada JDAM de alcance estendido com sensor para detonação em "airburst"


Ucrânia
Dezembro de 2023

Uma aeronave Mikoyan-Gurevich MiG-29 (designação NATO, "Fulcrum") da Força Aérea da Ucrânia, com o número 22 em branco no topo da cauda, em Dezembro de 2023, armada, na posição mais próxima da fuselagem, com uma bomba guiada JDAM-ER, de 226 kg, com sensor frontal DSU-33 (B/B) para detonação em "airburst" (tipicamente a menos de 10 metros do solo). Na posição mais afastada da fuselagem, e em primeiro plano na foto, de cor branca, está um míssil ar-ar R-73 (designação NATO, AA-11 "Archer"), de curto-alcance, guiado por infra-vermelho.

Desenvolvida pela norte-americana Boeing e pela australiana Defence Science and Technology Group (DSTO), a bomba JDAM-ER ("Joint Direct Attack Munition-Extended Range") é guiada por inércia e por GPS, e, dotada de extensões de asas planadoras, tem um alcance máximo de 72,5 km, estando ao serviço desde 2015 e referenciada desde meados de 2023 no Teatro de Operações da Ucrânia.

A 3 de Maio de 2024, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos formalizou a encomenda à californiana Scientific Applications and Research Associates (SARA) Inc. de um lote alargado de sensores de orientação contra inibidores de GPS, destinados a serem integrados nas bombas guiadas JDAM-ER e especificamente orientados ao Teatro de Operações da Ucrânia - que permitirão assim às forças ucranianas atacar as plataformas de guerra electrónica das forças da Federação Russa, cujo uso de sistemas de interferência de GPS se tem revelado mais intenso e frequente nos últimos meses.

Foto via OSINT

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