FOGO-REAL COM MORTEIROS PESADOS EM M113 ESPANHOLA NA LETÓNIA
Camp Ādaži, Pierīga, Letónia
22 de Agosto de 2023Militares da 2.ª Companhia "Rey Pelayo" do Batalhão de Infantaria Mecanizada II/3 "Toledo" ("Batallón de Infanteria Protegida", BIP II/3) do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra"), a operar um morteiro pesado ECIA L-65/120, de 120 mm, em viatura blindada de lagartas TOA M113, no âmbito de treinos preparativos (de fogo-real) para o exercício "Titan Shield", em Camp Ādaži, na Letónia, a 22 de Agosto de 2023. Estas acções decorrem no âmbito NATO "enhanced Forward Presence Battle Group Latvia" (eFP BG Latvia). O campo militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
No "patch" do ombro esquerdo do militar espanhol, que aqui opera os mecanismos de pontaria do morteiro, podemos ler, na parte superior, "Hell Comes From Heaven" ("O Inferno Vem do Paraíso") e, na parte inferior, "Heavy Mortars EFP XIII" ("Morteiros Pesados EFP XIII"), sendo EFP XIII a referência à 13.ª rotação das forças espanholas no contexto da NATO na Letónia . O militar à esquerda na foto, em plano desfocado, carrega uma munição M-AE-85 HE (Alto-Explosivo, TNT) de 120 mm, preparado-se para municiar o morteiro.
O morteiro ECIA L-65/120, produzido pela espanhola "Esperanza y Cia" (Ecia), SA, consegue projectar as munições de 120mm a partir do seu tubo de 1,6 metros a uma distância máxima de 5 a 6,6 km, com uma cadência máxima de 12 disparos por minuto. As munições têm uma massa de 13,195 kg (L-HE) a 16,745 kg (N-HE), com uma carga de alto-explosivo (TNT) de cerca de 1,6 Kg.
Foto por Cabo Lynette Ai Dang (Forças Armadas do Canadá)
Comentários