TESTES DE "DRONE" ESTRATOSFÉRICO


Estados Unidos da América
Junho-Agosto de 2022

Com uma envergadura de asa de 25 metros e com um peso inferior a 75 kgs, alimentado a energia solar e voando na estratosfera, entre os 18 e os 21 km de altitude, a mais recente evolução da aeronave não tripulada Zephyr, o "Zephyr 8" (também conhecido por "Zephyr S"), do fabricante Airbus Defence and Space, terminou, a 19 de Agosto de 2022, sob comando do Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army"), um importante e muito alargado teste operacional.

O Zephyr pode transportar uma panóplia de sensores compreendendo, entre outros, electro-ópticos, infravermelhos, hiperespectrais, rádio frequência e radar de abertura sintética. Consegue uma cobertura sobre superfície de 20 por 30 km, sobre a qual pode incidir com vigilância de comunicações, bem como com recolha de imagens e vídeo.

Nos testes realizados pelo fabricante, em 2018, a persistência de missão desta aeronave foi demonstrada com um voo contínuo, sem re-abastecimento, de 25 dias, 23 horas e 57 minutos. Conseguiu alcançar a altitude de operação estratosférica em cerca de 8 horas após a descolagem.

Nos testes agora realizados sob operação do "US Army Futures Command" (AFC), o Zephyr partiu com o "callsign" ZULU82, do centro de testes militares de Yuma, no estado do Arizona, a 15 de Junho de 2022, percorrendo, ao longo de 2 meses, desde os territórios do Sul dos Estados Unidos, Golfo do México, até à América do Sul. A 19 de Agosto de 2022, planeado como o dia final desta operação, terminaria um voo contínuo de 64 dias, de forma abrupta, despenhando-se sobre o deserto do Arizona.

Os testes visaram sustentar as capacidades de recolha de informações, observação e reconhecimento (onde acumulou mais de 1 500 horas de registos a partir da estratosfera), bem como de operação de comunicações além do horizonte e de muito longo alcance, aferindo as transferências entre diferentes centros de comando e controlo (onde, além de Yuma, se juntaram as instalações de Huntsville, no estado do Alabama, e de Farnborough, no Reino Unido) bem como os efeitos de latência e da interligação com redes de comunicação por satélite.

De notar que os testes deste mesmo "Zephyr S", realizados no estado do Arizona ao longo de 2021, levaram o mesmo a realizar 6 voos, 2 dos quais estratosféricos - cada um destes últimos com uma duração em redor de 18 dias e com altitude máxima registada de 23 195 metros. Na foto, de 16 de Julho de 2021, temos o "Zephyr", precisamente, a iniciar uma das descolagens destes testes no Arizona.

O "Zephyr" foi originalmente concebido pela companhia britânica Qinetiq, com sede em Farnborough, que, em Março de 2013, o vendeu à EADS (European Aeronautic Defence and Space Company) Astrium , actualmente Airbus Defense and Space.

Foto por Christian Otto | Airbus 

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