MILITARES UCRANIANOS TREINAM EM CENÁRIO URBANO NO REINO-UNIDO
Reino-Unido
15 de Agosto de 2022Sob coordenação de instrutores das Forças Armadas do Reino Unido, temos, no Sul de Inglaterra, militares das Forças Armadas da Ucrânia a receberem instrução de combate. Além de treinarem com espingardas automáticas AK, aqui estão a usar a espingarda automática L85A1, em calibre 5.56×45mm NATO, com óptica de 4x, SUSAT L9A1 ("Sight Unit Small Arms"), correspondente à plataforma de espingarda padrão das Forças do Reino-Unido. À direita, por detrás do arame farpado, podemos ver uma granada de fumo L132A. As armas aqui em uso, denotadas pelo acessório de cor amarela na dianteira do cano, estão a operar tendo por base munições de salva.
Os militares ucranianos estão aqui a receber treino e formação tendo por base um cenário edificado e construído à medida para recriar combate em zonas urbanas ("Fighting in Built Up Areas", FIBUA), com casas completamente construídas e de vários pisos, vias de acesso pavimentadas, muros, vedações, viaturas, etc. Tais condições fazem parte de vários centros de instrução já existentes nas Forças Armadas do Reino Unido, como seja, por exemplo, Copehill Down, em Salisbury Plain, Witlshire (construído em 1987) ou Sennybridge, em Sennybridge (construído em 1990) - este última recriando uma aldeia alemã.
O Ministério da Defesa do Reino Unido tem em curso um programa de formação que irá receber, ao longo dos próximos meses, até 10 000 militares das Forças Armadas Ucranianas, com o apoio de 1 050 elementos do Exército Britânico, em centros de instrução no Noroeste, Sudoeste e Sudeste do Reino Unido. Nestes mesmos centros receberão formação em uso de armas ligeiras, primeiros socorros, sobrevivência no campo, tácticas de patrulha e princípios de combate armado.
De notar que o Reino Unido tem um longo historial de formação já prestada às Forças Armadas da Ucrânia tendo, entre 2015 e 2022, dado instrução a um acumulado de 22 000 operacionais (Operação "ORBITAL"). O actual programa está já a decorrer desde finais de Junho de 2022, tendo o próprio Ministro da Defesa britânico, Ben Wallance, visitado as acções práticas em curso no dia 1 de Julho de 2022.
Foto por Cabo Anil Gurung | Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD UK)
Comentários