"MARECHAL KRYLOV"


Vladivostok, Mar do Japão
23 de Junho de 2022

Na base naval de Vladivostok ("Владивосток"), afecto à Frota do Pacífico da Federação Russa, o navio "Marechal Krylov" ("Маршал Крылов"), regressado após exercícios no Mar do Japão que decorreram de 3 a 10 de Junho de 2022. Com o número de amura 331, desloca 23 780 toneladas, com um comprimento de 211 metros e uma boca de 27,5 metros, tendo uma guarnição de 350 militares, estando afecto às missões de observação e recolha de informações e de comando e controlo de comunicações.

A sua construção iniciou-se em 1982 nos estaleiros de Leningrado (actual São Petersburgo), tendo sido lançado à água a 24 de Julho de 1987 e entrado ao serviço a 31 de Dezembro de 1989. Após uma profunda revisão e acções de melhoria e actualização, que tiverem lugar nos estaleiros de Vladivostok entre 2015 e 2018, o "Marechal Krylov" vê reforçadas as suas capacidade de acompanhamento das manobras e comunicações do programa espacial, de operar como centro de comando, controlo e comunicações para conjuntos alargados de navios, submarinos, aeronaves e centros terrestres, bem como cumprir missões de recolha de informações electrónicas e de comunicações (ELINT/SIGINT).

Está equipado, entre outros, com plataformas de sonar, de radar (ar e superfície), de comunicações de satélite, plataformas de processamento de imagem, navegação, de medição e intercepção de sinais. Conta ainda com dois helicópteros Kamov Ka-27 (designação NATO, "Helix"). Para auto-defesa pode estar equipado com até 6 peças CIWS ("Close-In Weapon System") AK-630 (4 à vante e 2 à ré), de 6 canos rotativos de 30 mm.

O "Marechal Krylov" é o único navio sobrevivente dos 2 navios efectivamente construídos da classe "Marechal Nedelin" (Project 1914; designação NATO "Zodiac"). O "Marechal Nedelin" foi descomissionado em 1998 e desmantelado como sucata. Um terceiro navio, o "Marechal Biryuzov", teve a sua construção iniciada, mas não foi terminada, e foi também desmantelado como sucata.

Foto por Vitaly Ankov | Agência RIA Novosti ("РИА Новости")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA