PREPARAÇÃO DE "BOMBAS PLANADORAS" PARA MISSÃO DE SU-34 SOBRE A UCRÂNIA
Federação Russa | Ucrânia
Janeiro-Fevereiro de 2024Sequência de preparação e saída em missão de bombas de 500 kg FAB-500 M62 com "kit" UMPK ("Unifitsirovannyy nabor moduley planirovaniya i korrektsii", "Унифицированный набор модулей планирования и коррекции", УМПК, lit. "Módulo Unificado de Planador e Correcção"). Este "kit", dotado de estrutura de asa na secção inferior (que se expande após lançamento, com 2 metros envergadura) permite a esta bomba convencional planar até ao objectivo (com um alcance que se projecta entre os 6 a 7 km se largada a baixa altitude; ou uma distância maior, na ordem dos 40 km, quando largada a maior altitude).
Estas FAB-500 M62 com "kit" UMPK estão aqui colocadas num Sukhoi Su-34 ("Сухой Су-34", designação NATO "Fullback"), das Forças Armadas da Federação Russa, a operar, em Janeiro-Fevereiro de 2024, a partir de uma base aérea na Federação Russa, saíndo em missão visando objectivos sobre a região de Kupyansk ("Купянском"), a cerca de 100 km a Leste de Kharkiv ("Харків"), a segunda maior cidade da Ucrânia.
Na sequência de fotos, podemos observar as bombas FAB-500 M62, a serem transportadas sobre a zona de preparação / estacionamento, contígua à pista da base aérea; as mesmas já colocadas nos pontos de fixação sob a asa do Su-34 - sendo que o "kit" UMPK apenas é aqui instalado - com as bombas já fixas em tais pontos; e, por último, o Su-34 em operação armado com as ditas (num total de 4 unidades, 2 sob cada asa).
Em voo, podemos observar a inscrição lateral, em círilico russo, "ТГАФ-5М", "Тротил Гексоген Алюми́ний Флегматизатор - 5% Флегматизатор" ("Trotil Geksogen Alyumíniy Flegmatizator - 5% Flegmatizator", TGAF-5M) denota a tipologia de alto-explosivo usada, composta por 59% de RDX, 19% de TNT, 17% de alumínio e 5% de ceresina.
Fotos a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"
Composição e edição por "Espada & Escudo"
Comentários