"ABRAMS" EM OPERAÇÃO DE COMBATE NO LESTE DA UCRÂNIA


Berdychi, Donetsk, Ucrânia
Fevereiro de 2024

Carro de combate M1A1 SA "Abrams" afecto à 47.ª Brigada Mecanizada Independente "Magura" ("47-ма окрема механізована бригада", "Ма́ґура", 47 ОМБр) das Forças Armadas da Ucrânia em operação de combate, em meados de Fevereiro de 2024, na região de Berdychi ("Бердичі"), geo-referenciação 48.192197374890014, 37.66411267056188 , ref. https://maps.app.goo.gl/vx5bxGCGm62KbLiZ9 , a cerca de 10 km a Oeste do centro de Avdiivka ("Авдіївка"), Donetsk, no Leste da Ucrânia.

Este "Abrams" surge equipado com blocos de blindagem reactiva M-19 ARAT ("Abrams Reactive Armor Tile") aplicados nas "saias" na lateral do chassis. Fabricados pela norte-americana Ensign-Bickford Aerospace and Defense (EBAD), os blocos M-19 correspondem a uma camada de material reactivo (explosivo) entre duas placas metálicas, destinados a provocar a detonação prematura de cargas anti-carro. Estes blocos estão ao serviço do Exército dos EUA desde 2006, podendo ser aplicados nas saias laterais do chassis e em redor da torre, tendo sido concebidos originalmente em resposta às ameaças de cenário urbano enfrentadas pelos carros de combate dos EUA no Iraque.

O M1A1 "Situational Awareness" (SA) é um carro de combate de 63,5 toneladas, de fabrico norte-americano, que corresponde à modernização da plataforma M1A1, compreendendo sistemas digitais de comando e controlo, miras térmicas e de infra-vermelho, "upgrade" da blindagem frontal do chassis e lateral da torre (incluindo componentes em urânio empobrecido). Com uma guarnição de 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador) está armado com uma peça de alma-lisa de 120mm, M256 (com 40 munições) e com uma metralhadora co-axial, MAG58, em calibre 7.62mm (podendo receber metralhadora ligeira ou pesada sobre a torre). Com 9,77 metros de comprimento, 3,66 metros de largura e 2,44 metros de altura, é propulsionado por uma turbina Lycoming Textron AGT 1500 (que pode ser alimentada por diesel, gasolina, "jet fuel"), tem uma velocidade máxima de 67 km/h e um alcance operacional de cerca de 400 km.

Em Janeiro de 2023 o EUA comunicaram a decisão de cedência de 31 unidades do carro de combate M1A1 SA "Abrams" à Ucrânia. Estas 3 dezenas de unidades foram entregues em meados de Outubro de 2023, após instrução, formação e treino dos militares ucranianos, prestada por militares dos EUA na Alemanha.

A 47.ª Brigada Mecanizada é popularmente designada pela alcunha de "Magura" ("Ма́ґура"), expressão que designa, do romeno "mắgură", uma montanha isolada, e aqui tomado como símbolo de conquista e esforço e com ritos de passagem associados a provas nos Montes Cárpatos (a cadeia montanhosa mais elevada da Ucrânia, na região Sudoeste, e que alcançam os 2 061 metros). "Magura" corresponde ainda, na mitologia eslava, a uma valquíria, filha de Perun ("Перýн"), Deus do raio, do trovão, da guerra e dos guerreiros.

Fotos a partir de vídeo da 47 ОМБр
Composição e edição por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA