DORNIER JUNTO À IGREJA


Nambuangongo, Angola
1962

Uma aeronave ligeira da Força Aérea Portuguesa (FAP), Dornier Do 27, junto à Igreja de Nambuangongo - no final da pista que se pode ver na perpendicular. Esta posição, a cerca de 150 Km lineares a Nordeste de Luanda, dista mais de 300 Km por estrada num percurso que obrigaria facilmente a mais de 8 horas de condução.

Este Do 27 (então conhecido coloquialmente por DO, pronunciando-se: Dê-Ó) prestava aqui apoio logístico à 4.ª Companhia de Caçadores Especiais (4CCE) que daria entrada nesta quadrícula a 12 Março de 1962, rendendo a Companhia de Caçadores 103. A 4CCE foi uma das primeiras unidades de operações especiais do Exército a receber, em 1960, formação no CIOE (Centro de Instrução de Operações Especiais) em Lamego.

As características STOL ("short takeoff and landing") do Do 27, produzido pelos alemães da Dornier Flugzeugbau GmbH a partir de 1955, tornavam-no especialmente versátil e muito capaz neste "interface" com unidades do Exército a operar em locais de difícil acesso e dotados de pistas curtas, improvisadas, com piso tantas vezes em mau estado e sem meios de apoio à aterragem - conseguindo aterrar e descolar em pouco mais de 150 metros.

No teatro de operações de Angola, em 1962, os Do 27 da FAP estavam afectos à Base Aérea N° 9 (BA9), Luanda, e ao Aeródromo-Base N° 3 (AB3), Negage.

Foto via P. Mateus | http://www.4cce.org

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA