"CÉSAR" EM ACÇÃO


Donbas, Leste da Ucrânia
15 de Junho de 2022

Artilharia autopropulsionada sobre rodas, de fabrico francês, CAESAR, de 155mm, em operação pela 55.ª Brigada de Artilharia ("Zaporozhian Sich") das Forças Armadas da Ucrânia no Donbas, no Leste da Ucrânia, a 15 de Junho de 2022.

A CAESAR (acrónimo de "CAmion Équipé d'un Système d'ARtillerie", literalmente "Camião Equipado Com Sistema de Artilharia"), desenhada pela GIAT Industries (actual Nexter Systems) na década de 1990, é uma unidade de artilharia autopropulsionada, sobre um chassis Renault Sherpa 5 de 6x6, equipada com uma peça de 155 mm / L52, com uma massa total de 17,7 toneladas, com um comprimento de 10 metros, uma largura de 2,55 metros e uma altura de 3,7 metros. Consegue uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada e 50 km/h no campo, com um alcance operacional de 600 km.

Transporta 18 munições e tem uma tripulação de 5 elementos (podendo ser operada, em contingência, por apenas 3). Assistida por um sistema totalmente computorizado de tiro, consegue projectar as sua munições a 42 km ou mesmo até aos 50 km com cargas assistidas por foguete. Foi já usada em vários Teatros de Operações de conflito - no Afeganistão, no Iraque, na Síria e no Mali.

Em finais de Abril de 2022, o Governo Francês decidiu enviar, entre outro material humanitário e militar, um conjunto de 12 unidades CAESAR, acompanhadas de um stock alargado de munições, para a Forças Armadas da Ucrânia - que receberam, em França, formação para operação das mesmas.

Foto por Aris Messinis | Agence France Press, AFP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA