"FAÍSCA" NO ÁRCTICO


Troms e Finnmark, Noruega
24 de Novembro de 2021

O KNM “Gnist” (P965) é uma corveta da classe Skjold da Marinha Real Norueguesa, construída pela Umoe Mandal. Existem 6 unidades produzidas e activas, tendo a primeira entrado ao serviço em 1999, e a mais recente em 2012.

Trata-se de uma corveta construída em fibra de vidro e materiais compósitos de carbono, dotada de capacidades "stealth" decorrentes de materias RAM ("radar absorbent materials") e de design com ângulos deflectores e minimizadores de assinatura.

Com 47,5 metros de comprimento e 13,5 metros de boca, esta corveta desloca 274 toneladas em carga completa, podendo alcançar, em mar calmo, mais de 60 nós (100 km/h), com velocidades em estados de mar intermédios a situarem-se entre os 25 e os 45 nós (46 a 83 km/h), com um alcance de 800 milhas náuticas (aprox. 1 500 km).

Com uma tripulação de 15 elementos, está armada com 8 lança-mísseis anti-navio Kongsberg NSM (protegidos em baias internas, e com um alcance de 150km), com uma peça de 76mm Otobreda Super Rapid, com um alcance de 16 km, e com duas metralhadoras pesadas M2HB em calibre .50 BMG. Conta ainda com a protecção do sistema de sensores e "decoys" Rheinmetall MASS ("Multi Ammunition Softkill System"), bem como mísseis terra-ar MBDA Mistral numa plataforma portátil.

O KNM "Gnist", palavra norueguesa para faísca, surge aqui, em Novembro de 2021, a operar na região de Troms e Finnmark, no extremo Nordeste da Noruega, no decurso dos exercícios "FLOTEX 21".

Foto via Marinha Real Norueguesa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA